Modelo RGB é a abreviatura do
sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul.
O propósito principal do
sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores
de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na
fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de
cores subtrativas.
O modelo de cores RGB é baseado
na teoria do triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão
para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de
televisões RCA de 1953.
Modelo CMYK
Modelo CMYK é a abreviatura do sistema
de cores subtrativas formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto .
O CMYK funciona devido à
absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz
que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e
fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição
ao sistema aditivo, o RGB.
Modelo HSV
Modelo HSV é a abreviatura para
o sistema de cores formadas pelas componentes tonalidade, saturação e valor.
Esse sistema de cores define o espaço de cor
conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
Tonalidade: Verifica o tipo de cor,
abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o
magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é
normalizado de 0 a 100%.
Saturação: Também chamado de
"pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a
imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores
de 0 a 100%.
Valor (brilho): Define o brilho da
cor. Atinge valores de 0 a 100%.
Esse sistema foi inventado no
ano de 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação
não-linear do sistema de cores RGB.
Modelo YUV
Modelo YUV é utilizado pelos
sistemas de televisão europeu PAL e francês SECAM e na compressão dos formatos
JPEG/MPEG. No sistema de televisão americano e asiático NTSC é utilizado um modelo
de cor equivalente designado YIQ. Por exemplo, a câmara de vídeo converte os dados RGB capturados
pelos seus sensores em sinais YUV. O ecrã, para efectuar o rendering destes
sinais, precisa de voltar a convertê-los para RGB.
Em conclusão:
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